O Contexto
No século XIX, Franca ainda não contava com ruas calçadas — um avanço que só viria nos anos 1920. Mas a cidade se destacou como uma das sete localidades paulistas a ter um sistema de bondes puxados por burros. O serviço existiu entre 1894 e 1896 e foi um marco para a época.
Operação e Fracasso
A Companhia Carril Francana, cujos sócios incluíam personalidades como Major Antônio Nicácio e Joaquim Mariano de Amorim Carrão, estabeleceu rotas pelas principais ruas da cidade, chegando até à Estação Mogiana. Contudo, em 1898 os trilhos foram retirados. O projeto não decolou devido à falta de passageiros e ao relevo desafiador das rotas.
Saudosismo Literário
A despeito de sua curta vida, a imagem dos bondes puxados por burros, trafegando por ruas iluminadas apenas por lampiões, traz uma espécie de nostalgia. A memória desse capítulo da história de Franca perdura principalmente através dos relatos literários e do acervo do Museu Histórico Municipal “José Chiachiri”.
Relevância Histórica
Embora o sistema de bondes tenha sido um fracasso operacional, sua existência é um testemunho da ambição e do espírito empreendedor de Franca durante esse período.
Parabéns por esse site que resgata e valoriza a história da nossa cidade!
Devemos preservar a história registrada para os próximos que virão.
Esse trabalho de vocês provoca uma sensação de valorização e pertencimento.
Belo trabalho! Obrigada, Milena