História

Bondes de Burros – 1896

O Início do Transporte Urbano em Franca

O Contexto

No século XIX, Franca ainda não contava com ruas calçadas — um avanço que só viria nos anos 1920. Mas a cidade se destacou como uma das sete localidades paulistas a ter um sistema de bondes puxados por burros. O serviço existiu entre 1894 e 1896 e foi um marco para a época.

Operação e Fracasso

A Companhia Carril Francana, cujos sócios incluíam personalidades como Major Antônio Nicácio e Joaquim Mariano de Amorim Carrão, estabeleceu rotas pelas principais ruas da cidade, chegando até à Estação Mogiana. Contudo, em 1898 os trilhos foram retirados. O projeto não decolou devido à falta de passageiros e ao relevo desafiador das rotas.

Saudosismo Literário

A despeito de sua curta vida, a imagem dos bondes puxados por burros, trafegando por ruas iluminadas apenas por lampiões, traz uma espécie de nostalgia. A memória desse capítulo da história de Franca perdura principalmente através dos relatos literários e do acervo do Museu Histórico Municipal “José Chiachiri”.

Relevância Histórica

Embora o sistema de bondes tenha sido um fracasso operacional, sua existência é um testemunho da ambição e do espírito empreendedor de Franca durante esse período.

Bonde de Burros 1896 – Foto composição por
Marcelo Fradim

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Parabéns por esse site que resgata e valoriza a história da nossa cidade!
    Devemos preservar a história registrada para os próximos que virão.
    Esse trabalho de vocês provoca uma sensação de valorização e pertencimento.
    Belo trabalho! Obrigada, Milena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Detectamos um bloqueador de anúncios em seu navegador. Para uma melhor experiência de navegação no site do Grupo Amo Franca, desative seu bloqueador para o nosso site.