História

A Mogyana da Franca

Trilhos da História e Fragmentos do Tempo

A Era do Ouro Verde

A Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, popularmente conhecida como Mogyana, é mais do que um monumento de aço e madeira; ela é um símbolo da prosperidade que o café trouxe para Franca e a região. Conectando Ribeirão Preto a Minas Gerais, essa linha férrea foi vital no transporte do “ouro verde”.

Estações Esquecidas

Hoje, essas estações contam uma história diferente: a do abandono. Com trilhos desaparecidos e estações depredadas ou submersas, o que resta são fragmentos de uma era áurea.

O Patrimônio de Franca

A estação de Franca, maior da Linha do Rio Grande, encontra-se em um triste estado, apesar de ser um prédio tombado pelo Condephat e sob responsabilidade da Prefeitura Municipal de Franca. O seu restauro e preservação são não apenas um dever, mas uma chance de resgatar um marco fundamental na história da cidade e da região.

Restauração: Uma Ponte para o Passado

Como bem disse, Marcelo Fradim, restaurar e colorizar fotos antigas como a da Estação é uma forma de preservar a memória coletiva. Torna-se um ato não apenas de lembrar, mas também de valorizar o que um dia foi a espinha dorsal do desenvolvimento regional.

A Estação como Ponto Turístico

A revitalização da estação poderia servir como um ponto turístico e cultural, transformando um lugar outrora esquecido em um espaço de atrações, visitações e conhecimento.

“Restaurar esta foto da Estação e Coloriza-la é a busca por uma preservação de nossa memória, das lembranças da época em que o transporte locomotivo representou a evolução.” Marcelo Fradim

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Detectamos um bloqueador de anúncios em seu navegador. Para uma melhor experiência de navegação no site do Grupo Amo Franca, desative seu bloqueador para o nosso site.