História

A Praça em 1900

O Coração Histórico de Franca

Antes de se transformar no centro agitado que conhecemos hoje, a praça central de Franca era um lugar muito diferente. Chamado de Largo da Conceição em 1900, este descampado era o centro nevrálgico da cidade e abrigava duas igrejas imponentes.

As Duas Igrejas

A praça era casa para duas igrejas: a Matriz original, localizada onde hoje se encontra a fonte luminosa, e a “Nova” Matriz, que nesta fotografia colorizada por Marcelo Fradim, podemos ver em processo de construção.

O Relógio do Sol

Um dos aspectos mais fascinantes deste registro histórico é o Relógio do Sol ao centro do Largo. Um símbolo da simplicidade e da beleza cotidiana da Franca de então, que já começava a se estabelecer como a “terra das três colinas.”

O Largo da Conceição oferece uma janela para o passado, nos permitindo entender melhor as raízes culturais e espirituais da Franca de hoje. Graças ao trabalho de colorização de Marcelo Fradim, essa visão do passado é agora mais vívida e acessível para as novas gerações.

Foto Colorizada por Marcelo Fradim

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Detectamos um bloqueador de anúncios em seu navegador. Para uma melhor experiência de navegação no site do Grupo Amo Franca, desative seu bloqueador para o nosso site.